9 - Diagnóstico Socioambiental na Área Piloto

Meta e Etapas:

  • Descrição: Compreende a elaboração e aplicação do questionário socioambiental e a visita técnica nas propriedades. Nas visitas técnicas serão efetuadas nas propriedades o apoio para inscrição no Cadastro Ambiental Rural, que será a base para o planejamento das ações de conservação e restauração do PSA.

  • Indicador:  O questionário permite a identificação e a determinação do perfil dos proprietários da área piloto e a visita técnica possibilita o contato direto com o proprietário, importante para a aplicação do questionário, explicação mais detalhada e pessoal sobre o projeto e os benefícios e a importância de participar. Além disso, as informações coletadas das visitas técnicas permitirão o diagnóstico ambiental e o planejamento integrado da propriedade (PIP).

  • Quantidade/unidade: 1/diagnóstico – 2/relatórios

  • Período de execução: Ago/2019 – Mai/2020

  • Responsável: AM/EF/EA

Etapa 9.1. Elaboração e aplicação de questionário aos proprietários


•    Descrição: O Questionário socioeconômico será elaborado para determinar o perfil do proprietário e as principais características da propriedade. Este questionário é base para a elegibilidade e priorização do proprietário no projeto PSA. Ele poderá ser aplicado nas visitas técnicas ou na série de eventos que serão realizados no decorrer do projeto.
A elaboração do questionário se baseará em questionários existentes em outros projetos PSA e nas necessidades específicas do programa regional e dos projetos PSA para cada município.
•    Indicadores: Número e abrangência das questões em relação ao perfil de proprietários e propriedades.
•    Quantidade/unidade: 2/relatório
•    Período de execução: Ago/2019 – Mai/2020
•    Responsável: EF/EA – AMVV (Supervisão)
O Produto 1.1 envolveu a elaboração e aplicação de questionários socioeconômicos em São Bento do Sapucaí. O produto 2.1 envolveu a elaboração de um formulário digital para que os proprietários possam responder virtualmente e os resultados da aplicação dos questionários nos três municípios.


Etapa 9.2. Visita técnica às propriedades
•    Descrição: As visitas técnicas na propriedade serão realizadas em duas etapas: Uma inicial com a finalidade de levantamento e caracterização geral das propriedades na área piloto, fundamental para o levantamento de suas especificidades e prioridades. Ainda nesta primeira etapa serão efetuadas nas propriedades o apoio para inscrição no Cadastro Ambiental Rural, que será a base para o planejamento das ações de conservação e restauração do PSA.
Uma segunda etapa será para os proprietários que assinarem os termos de compromisso e terão as propriedades mapeadas em detalhe e será realizado o Planejamento Integral da Propriedade (PIP). O PIP detalha a hidrografia, com os rios e nascentes constantes nos mapas e levantadas em campo, as Áreas de Preservação Permanente (APPs), o uso e cobertura vegetal natural (com os tipos e os estágios de regeneração da vegetação natural). O PIP é base para as ações de conservação e restauração ecológica na propriedade. Também nesta etapa são delimitadas as áreas para conservação e restauração que o proprietário dá anuência para que sejam feitas as ações nas próximas etapas do projeto PSA.
•    Indicadores: Número de visitas técnicas e conteúdo de informação das propriedades das visitas técnicas.
•    Quantidade/unidade: 1/relatório
•    Período de execução: Ago/2019 – Mai/2020
•    Responsável: EF/EA – AMVV (Supervisão)
O produto 1.1. desta etapa envolveu o levantamento e caracterização geral das propriedades em São Bento do Sapucaí. 
O produto 2.1 envolveu o levantamento e caracterização geral de parte das propriedades para os três municípios. Com a Pandemia e o isolamento social obrigatório as visitas técnicas tiveram que ser adiadas não tendo como terminar está etapa e, provavelmente será entregue completa no produto 2.1.