Meta 3 - Reuniões de Apresentação do Projeto 

​Meta e Etapas

  • Descrição: Envolveu o preparo para as reuniões (convite, material etc.) e a realização de reuniões de apresentação do programa nas Prefeituras e Câmaras Municipais para esclarecimento do projeto nos três municípios. As entidades foram convidadas a participarem, foram definidos os papéis e responsabilidades de cada entidade e feito um agendamento para os próximos compromissos do projeto.
    •    Público-alvo: Nestas reuniões foram feitos contatos com os atores envolvidos no projeto: Representante do Comitê de bacias, Gestores e servidores públicos, vereadores, assessores de vereadores, Organizações da Sociedade Civil e instituições de ensino e pesquisa.
    •    Indicador: No de reuniões realizadas, no de participantes de cada um dos setores e atores envolvidos (poder público municipal, vereadores, ONGs, proprietários), lista de presença, fotografias e filmagens das reuniões. Ata da reunião*.
    •    Instrumentos: Sensibilização e mobilização de Gestores e servidores públicos dos poderes executivos estadual e municipal; Representantes dos poderes legislativos estadual e municipal, bem como suas assessorias; Instituições regionais e/ou locais que possam vir a fazer parte de arranjos institucionais para a elaboração e implantação de programas e projetos de PSA; empresas interessadas em serem provedoras ou demandantes de serviços ambientais em mecanismos de PSA.
    •    Quantidade/unidade: 3/reuniões (uma para cada município)
    •    Período de execução: Ago-Out/19 – Rev1:Nov/19-Dez/20 - Rev2:Jan-Mai/21 - Rev.3:jun-ago/21
    •    Responsável: AM/VV
    *Inserida por exigência do agente técnico Fehidro
    Rev. 2 - Em jan/21, com a mudança pós eleições na administração e no legislativo municipais, além de alterações nas equipes técnicas envolvidas no projeto houve a necessidade de uma reapresentação do projeto, que foi feita de forma virtual para as equipes técnicas das prefeituras e presencial para as câmaras de vereadores dos três municípios, seguindo todos os protocolos de segurança.
    Rev.3 – Em Jul/21 as reuniões foram complementadas com as funcionalidades do Espaço do Interlocutor, que trazem um passo-a-passo das atividades dos técnicos das secretarias e demais interlocutores no projeto.

. Etapa 3.1. Preparo do material para as reuniões


•    Descrição: Envolveu o levantamento dos principais atores para cada município, agendamento das reuniões, definição do local, o convite, definição da pauta e o preparo do material audiovisual (apresentação) para as reuniões. 
•    Indicador: Número de reuniões realizadas, número de participantes de cada um dos setores e atores envolvidos (poder público municipal, vereadores, ONGs, proprietários), lista de presença, fotografias e filmagens, Ata da reunião*.
•    Quantidade/unidade: 1/ relatório – 3/reuniões
•    Período de execução: Ago-Out/19 – Rev1:Nov/19-Dez/20 - Rev2:Jan-Mai/21 - Rev.3:jun-ago/21
•    Responsável: AM/VV
*Inserida por exigência do agente técnico Fehidro
Rev. 2 – O Material passou por uma atualização e readequação para ficar disponibilizado no site do projeto e poder ser consultado e apresentado por videoconferência. 
Rev.3 - Foi criado o “Espaço do Interlocutor” com ferramentas de trabalho colaborativo para possibilitar o levantamento de informações de cada município.

Etapa 3.2. Realização das reuniões


•    Descrição: As reuniões foram realizadas nas prefeituras, preferencialmente nas secretarias de Meio Ambiente com a presença de técnicos da área ambiental e jurídica e todos os demais atores. Foi feita uma apresentação geral do projeto e após a apresentação foi aberto a esclarecimento de dúvidas e agendamento de reuniões e tarefas para as próximas fases do projeto.
•    Indicador: Número de reuniões/público atingido/Qualidade e conteúdo do material audiovisual.
•    Quantidade/unidade: 1/ relatório – 3/reuniões
•    Período de execução: Ago-Out/19 – Rev1:Nov/19-Dez/20 - Rev2:Jan-Mai/21 - Rev.3:jun-ago/21
•    Responsável: AM/VV
Rev. 3. Com a mudança na administração houve a necessidade da realização de novas reuniões de apresentação para as prefeituras e legislativo. As reuniões ocorreram entre janeiro a março de 2021, de forma virtual (prefeituras) e presencial (câmaras municipais). Em Jul/21 as reuniões foram complementadas com as funcionalidades do Espaço do Interlocutor, que trazem um passo-a-passo das atividades dos técnicos das secretarias e demais interlocutores no projeto.