Espaço do Proprietário

Seja bem-vindo ao espaço dos Proprietários nas Áreas Piloto do Projeto PSA Hídrico da Serra da Mantiqueira (PSAHSM)

Página de orientação do proprietário em como se cadastrar no projeto PSAHSM para poder participar das próximas etapas do projeto em que estão previstas as ações de conservação e preservação nas propriedades e o Pagamento aos Proprietários pelos serviços ambientais prestados à sociedade.

 

O projeto PSAHSM está na sua 1a fase que compreende o auxílio às prefeituras de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí na elaboração da Lei Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais. Esta 1a fase também prevê o cadastramento dos proprietários e das propriedades localizadas nas respectivas áreas-piloto de cada município (Áreas à montante da captação nas Bacias do Fojo, do Prata e do Paiol Grande). 

Numa 2a fase do projeto PSA os proprietários cadastrados serão selecionados segundo  critérios de seleção previstos na Lei Municipal de PSA e começarão a receber as ações de conservação de acordo com as necessidades da propriedade (Restauração de nascentes e margens de rios, cercamento das matas existentes, curvas de nível, ações contra erosão, fossas sépticas) e um valor por hectare a ser pago a cada proprietário pelos serviços ambientais prestados (valor a ser definido pelo comitê gestor do projeto, de acordo com a dotação orçamentária do projeto).

O primeiro passo para a participação dos proprietários é responder ao questionário ambiental e socioeconômico do projeto. Este questionário é fundamental para a coordenação do projeto conhecer a realidade dos proprietários e propriedades da área piloto para poder propor melhorias específicas para as necessidades de casa propriedade.

A página do Questionário socioeconômico e ambiental está disponível no formulário no Google Formas https://forms.gle/3PB9Uid9T6LAYYX19.

AS informações enviadas serão tratadas com sigilo e serão avaliadas somente pelo coordenador do projeto. Serão publicados e divulgados somente os dados gerais do perfil dos proprietários e propriedades da área-piloto sem a menção do nome dos proprietários e dos dados individualizados, que só serão utilizados para eleger e hierarquizar os proprietários para seleção para a 2a fase.

 

Estamos à disposição para quaisquer dúvidas no chat do site (canto inferior esquerdo) ou pelo e-mail oficial do projeto projetopsasm@gmail.com.

Agradecemos desde já a participação.

Att

Ademir Fernando Morelli

Coordenador Técnico do Projeto PSAHSM